Joshua Hoffine transforma pesadelos em fotografias, e não é uma tarefa fácil. Com cenários e caracterização muito realistas esse mestre da arte de fotografar consegue imagens de deixar qualquer pessoa com certo medinho de ir dormir. Hoffine que é de Kansas, Estados Unidos, não trabalha com montagens em programas de edição, sendo que só usa esses programas para fazer uns pequenos retoques em suas obras de arte.
Especializado em fotos que aterrorizam, faz muito sucesso jogando com a mente das pessoas, seja tirando/criando fotos sangrentas, seja evocando o medo que tínhamos quando pequenos. Um exemplo disso é esta coleção abaixo que tem como tema “medos infantis”.
O mais curioso (e legal também) é que ele afirma: “Minhas fotos não são criações de Photoshop. Eu uso Photoshop para refinar os detalhes e para ajustar a cor e contraste para impressão.Eu uso amigos e membros da família como atores e personagens. Todos trabalham de graça. Fazemos isso por diversão.”
Joshua
Hoffine nasceu em Emporia Kansas, em 1973, e é graduado em Literatura
Inglesa pela Universidade Estadual do Kansas. O artista nem sempre
trabalhou com temas sombrios e violentos. Joshua já comandou uma empresa
de fotografias de casamento. Mas foi no horror que o fotógrafo pôde
realmente desenvolver seu talento e criatividade.
O uso recorrente de crianças nas fotografias cria uma aura de pesadelo para as composições. Vemos nossos medos mais infantis ganhando vida de forma assustadora, como o monstro debaixo da cama ou a criatura atrás da porta. Imediatamente nos identificamos com a criança na foto e passamos a observar o trabalho de Joshua do olhar dessa pequena vítima que, um dia, fomos todos nós. Essa sensação ganha o patamar de uma metáfora semelhante às dos contos de fada, já que a criança é sempre uma pequena menina indefesa. Essa escolha do artista se dá pela questão visual da inocência confrontada pelo horror, e pela praticidade técnica, já que Joshua tem quatro filhas. Amigos e família contribuem e protagonizam muitas de suas criações.
A arte de Joshua Hoffine explora o aspecto psicológico do medo, estampado nas expressões aterrorizadas que são fotografadas. Esse viés permite que o horror nasça do desconhecido, daquilo que o observador da foto não é capaz de enxergar. Ou daquilo que está apenas parcialmente descoberto, como sombras e silhuetas. Em contrapartida, muitas de suas fotos também jogam com o aspecto explícito do horror, apresentando situações violentas e sangrentas. Ou ângulos reveladores sem censura alguma quanto à aparência do monstro ou demônio retratado. Ambas as situações mexem com nosso inconsciente, pois apelam a instintos primitivos.
Alguns trabalhos fogem do habitual ambiente de pesadelo infantil e compõem cenas de horror mais cruas. Um deles é Robot, um robô com ares steampunk que abraça um viciado cheio de marcas de agulhas nos braços. Diferentes materiais foram usados na confecção do robô, como pedaços de carrinhos de golfe, garrafas de suco, sabres de luz de brinquedo, antenas de rádio, entre outros elementos diversos. Outro trabalho notável é a bonita, porém perturbadora, imagem intitulada Lady Bathory, que retrata a histórica Condessa Elizabeth Bathory num banho de sangue para atingir a juventude eterna. A esposa de Joshua participa da obra.
© Joshua Hoffine, "Robot".
© Joshua Hoffine, "Robot".
Seu trabalho mais recente é Pickman’s Masterpiece, uma sequência de imagens baseada no conto Pickman’s Model do mestre do horror H. P. Lovecraft. Nele o artista criou uma sequência de fotografias que busca retratar um pedaço do conto como se fosse um filme.
Você pode conferir essas fotos no site de Joshua Hoffine .
© Joshua Hoffine, "Death".
Nenhum comentário:
Postar um comentário