Contos do Dia das Bruxas - Trick 'r Treat
Titulo Original: Trick'r Treat
Direção: Mike Dougherty
País: Estados Unidos
Ano: 2008
Duração: 83 Minutos
Tema: Halloween
Elenco - Anna Paquin (Laurie), Brian Cox (Sr Kreeg), Dylan Baker (Steven), Leslie Bibb (Emma), Rochelle Aytes (Maria), Quinn Lord (Sam), Moneca Delain (Janet), Brett Kelly (Charlie).
Sinopse - Esta é uma comemoração horripilante, de humor negro, sobre a mais assustadora noite do ano, produzida por Bryan Singer (diretor de X-Men e Superman - O Retorno) e pelo diretor e roteirista Michael Dougherty (co-roteirista de X-Men 2 e Superman - O Retorno). Contos do Dia das Bruxas toma emprestado o mesmo estilo de Creepshow e Tales from the Crypt para apresentar ao espectador toda uma nova gama através de quatro contos intercalados e ambientados na noite de Halloween: o diretor de um colégio desabrocha ao luar como um terrível assassino serial; a jornada de uma jovem virgem por alguém especial tem uma reviravolta extraordinária; um grupo de adolescentes executa uma cruel travessura com consequências desastrosas; e um velho briguento combate um demônio muito disposto a travessuras e gostosuras!
Assista ao trailer e liberte-se de alguns pudores, saiba reconhecer um bom filme independente de seu gênero. Depois, coloque o nome dele na sua listinha de filmes à conferir.
Trailer:
Trick r Treat é uma produção de horror escrita e dirigida por Michael Dougherty. Antes mesmo do filme ser exibido e sagrar-se vencedor do prêmio Audience Award do Screamfest Horror Film Festival2008, realizado todos os anos em Los Angeles, tendo sua programação considerada uma das mais respeitadas de todos os festivais de cinema marginal pelo mundo, a Warner Bros. Pictures já havia comprado os direitos de exibição, divulgação e distribuição do longa de Dougherty.
Quando a Warner comprou os direitos de exibição? Em 2006! Entre no IMDB e você notará que ao lado do filme, o ano de produção consta como 2008. Porém, o filme está pronto desde 2006 e desde então, já teve datas de theatrical release confirmadas e canceladas quase meia dúzia de vezes.
A cada dez filmes de horror realizados hoje em dia, nenhum se salva. Talvez, a cada 20 filmes de horror, um possa ter seu valor. O gênero é cada vez mais marginalizado em alguns países como o Brasil, mas nos EUA e na Europa, onde ainda tem muita força, coisas boas aparecem. Recentemente tivemos o espanhol “[REC]“ como exemplo, os franceses “Ils”, “Frontière(s)”, “À l’intérieur”, “Martyrs” e o sueco “Let the Right One In”, todos obras-primas e este último considerado por mim como o melhor filme de 2008 – um filme MUITO delicado sobre um garoto que se apaixona por uma menina vampira e vencedor de 18 prêmios – até aqui – pelo mundo.
Nos anos 1970, houve uma forte onda de filmes violentos, puxados principalmente por “O Massacre da Serra Elétrica”. Os anos 1980 foram diferentes: houve uma amenização do gênero. Os filmes violentos estavam lá – como a então recém estreada franquia “Sexta Feira 13″ -, mas os filmes que alcançaram maior notoriedade foram os chamados“monster movies”, que apesar do nome, não eram filmes violentos, mas muitas vezes filmes quase familiares sobre casas assustadoras, vizinhos estranhos e cidades macabras.
“Trick ‘r Treat” resgata um pouco deste feeling: apesar de ser um filme assustador e sufocante, sabe amenizar e contrapor cenas de susto com belas e longas sequências em torno da fictícia cidadezinha sem nome. O filme, estrelado por Anna Paquin, se passa na noite do dia 31 de outubro (Halloween) e conta a história de quatro grupos de pessoas, onde cada um deles vive uma situação apavorante, que posteriormente, se unem magistralmente no roteiro de Dougherty.
Anna Paquin com fantasia de chapelzinho vermelho.
Aliás, o diretor parece ter criado um mundo próprio para si. Um mundo muito semelhante ao universo criado por Tim Burton em “O Estranho Mundo de Jack”. Eu, que vou cada vez menos ao cinema e assisto cada vez mais filmes em casa, lamento não ter tido a oportunidade de ver este filme em uma tela grande. Em geral, “Trick ‘r Treat” é divertidíssimo. Ao mesmo tempo em que assusta e cria um clima de tensão, é uma celebração ao espírito do Halloween, com dosagens de violência e alívio cômico na medida certa, medida exata para consagrá-lo como não apenas um dos grandes filmes de horror atuais, mas da década.
Eu insisto: ASSISTA ao trailer. Depois baixe ou compre o filme, vale a pena!
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário