psicose

psicose

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Serial Killers e Psicopatas: Como nascem os Monstros- parte 1

Serial Killers e Psicopatas: Como nascem os Monstros- parte 1






Quem não gostaria de saber o que se passa na cabeça de um assassino em serie, como tudo começou, qual a sua motivação, enfim, por que essa pessoa desenvolveu um lado totalmente obscuro e doentio, quando aparentemente pode ser seu vizinho que tem família e é religioso, pode estar esperando a hora certa para fazer sua próxima vitima, usando a mais simples arma, a mentira. 

Os mistérios da mente. Sempre foi, e sempre será um tema fascinante, seja por pura curiosidade ou, por  outro lado, pela permanente dúvida do que o homem é realmente capaz de fazer. Assassinos em série ou serial killers são indivíduos que praticam uma série de crimes, normalmente com um intervalo de tempo constante entre cada homicídio. O assassino em série pode ainda matar várias pessoas de uma só vez. É um tipo e criminoso de perfil psicopatológico que, geralmente, segue um "modus operandi" e deixa a sua "assinatura". Regra geral: são indivíduos muito inteligentes; segundo estudos realizados pelo FBI, os seus QIs, estão entre os 110 e 120 podendo, em alguns casos, ser até mais elevados.



A palavra "psicopata" designa, a rigor, um indivíduo clinicamente perverso, com personalidade psicopática. A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de carácter, isto é, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade, manipulação, egocentrismo e falta de remorsos. Apesar de ser mais frequente em indivíduos do sexo masculino, também se conhecem casos de mulheres afetadas, embora não possuam características tão específicas como as dos homens. E aliás, 90% dos serial killers são psicopatas!

Por vezes, a psicopatia é também denominada de sociopatia; cientificamente, a doença é classificada como sendo um transtorno de personalidade anti-social. Mas esse assunto fica para uma outra ocasião, hoje vamos falar sobre "Psicopatia Infantil":


“Não é fácil a sociedade aceitar a maldade infantil, mas ela existe … essas crianças (psicopatas) não têm empatia, isto é, não se importam com os sentimentos dos outros e não apresentam sofrimento psíquico pelo que fazem. Manipulam, mentem e podem até matar sem culpa.”

Quando se trata de crianças nos tornamos cegos, deslumbrando uma inocência que Freud há tempos cantou a pedra dizendo ser dúbia.
De acordo com o psiquiatra Fábio Barbirato, chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa (RJ), as crianças podem apresentar traços de psicopatia já aos 3 anos de idade. Pois é, aquela criança bonitinha brincando na praça, montando castelos de areia, pode ser um psicopata em potencial.

Agora vocês pensam: “Então uma criança de três anos seria capaz de algo tão hediondo?”, e lhes direi que sim, mesmo que o padrão dos casos estudados seja de crianças com mais de cinco anos, sete em sua maioria.
Creio que uma das histórias mais chocantes de psicopatia infantil seja a de Beth Thomas, que deu origem ao documentário Child of Rage (A Ira de um Anjo), no qual, nas sessões com a menina de apenas 6 anos, é visível sua completa falta de emoção e de empatia; São olhos azuis gélidos, e não expressam nada além de: “Eu mataria mamãe e papai à noite.”. É assustadora a forma como Beth consegue dizer que as pessoas tem medo dela, principalmente o irmão, pois ela o machuca “muito”.
Porém, a história de Beth Thomas possui ao menos uma explicação. Ela e seu irmão perderam a mãe ainda bebês e, desde então, Beth sofria de graves abusos sexuais de seu pai, gerando o Transtorno de Apego Reativo, que se deve por um desenvolvimento de formas perturbadas e inadequadas em estabelecer relacionamentos, além da falta de empatia (característica principal de um psicopata).
"Como você mataria seus pais, Beth?" "Esfaquearia."

"Eu fui tão machucada, que não quero estar perto de pessoas"


Beth Thomas
Felizmente, os irmãos foram levados para um lar adotivo, no qual seus novos pais fizeram de tudo para dar amor a essas crianças – o problema é que os pais adotivos não tinham noção do passado de Beth, então a princípio era difícil acreditar que aquela menina de olhos azuis poderia estar por trás de acontecimentos estranhos pela casa. Quando começaram a perceber que o ninho de passarinhos estava com filhotes mortos, que facas estavam sumindo, e que o irmão de Beth surgia sempre com machucados estranhos pelo corpo, eles passaram a prestar mais atenção no comportamento da menina; então conseguiram enxergar que, de fato, Beth era um risco para todos, e decidiram que a melhor solução (além do tratamento do distúrbio) era trancar o quarto dela à noite.
DOCUMENTÁRIO, A IRA DE UM ANJO. Obs: É de extrema importância que todos assistam a esse documentário, para entender o que se passa na mente de uma criança vítima de abusos, e suas consequências, e como ela se recuperou do trauma. 





Filme: A Ira de um Anjo (Child of Rage, 1992) completo:





Beth Thomas atualmente


Beth Thomas é um caso de psicopatia infantil à parte, pois de acordo com o documentário (bem oldfashioned) ela está curada e hoje em dia trabalha como enfermeira. Dizem que Beth leva uma vida normal, mas isso não acontece sempre – até me arriscaria a dizer que é raro – como veremos no caso de James Bulger, a criança que chocou a Inglaterra.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Delandro! Pode deixar que eu irei postar a continuação em breve. Abraço!

      Excluir
  2. Olá, eu estou a começar um blog de críticas de filmes de terror e gostava que me ajuda-se a divulgar. Eu já pus este blog no meu para que os meus visitantes vejam o que está a fazer. http://criticascommedo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.

    Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir