psicose

psicose

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Filmes de terror pouco falados dos anos 90



Filmes de terror pouco falados dos anos 90




Assassinos dementes, gore, Poe e um bocado de Brad Dourif. Aqui está uma lista de grandes filmes, subvalorizados da década de 1990 ...



Às vezes diz-se que a década de 1990 não foi um grande momento para filmes de terror. Mas enquanto muita sequência de franquias decepcionavam em cinemas ou nas prateleiras mais baixas de locadoras de vídeo, havia também muitos exemplos fantásticos do gênero. Candyman de Bernard Rose foi um dos melhores da década. O Novo Pesadelo de Wes Craven  foi uma reformulação inteligente de uma série já consagrada. The Ring (o original) introduziu uma nova estirpe de horror japonês para um público global.



Depois, há os filmes de terror menos conhecidos a partir da década - ou aqueles que não foram muito bem no cinema, ou não foram para a tela grande. Com a exceção de um filme japonês, iremos para uma seleção de filmes que não são sequências ou parte de uma grande franquia, de sci-fi para slasher à "terrir". Alguns são dirigido por nomes conhecidos, respeitados, outros são mais obscuros. Todos, eu diria, merece um pouco mais de amor e atenção.

Obs: Confiram logo abaixo dos filmes os links para download



Dois Olhos Satânicos 

Two Evil Eyes (1990)



Título Original: Due occhi diabolici / Two Evil Eyes
Ano: 1990 • País: ITÁLIA, EUA
Direção:: Dario Argento, George A. Romero
Roteiro:: Dario Argento, Franco Ferrini, George A. Romero, Peter Koper, Edgar Allan Poe 
Produção:: Achille Manzotti
Elenco:: Adrienne Barbeau, Harvey Keitel, Ramy Zada, Bingo O'Malley, E.G. Marshall, John Amos, Sally Kirkland, Kim Hunter, Holter Graham, Martin Balsam, Jonathan Adams, Tom Atkins

Um par de diretores respeitados do horror veio junto para este filme de duas partes, cada uma baseada em um conto de Edgar Allan Poe. George A Romero dirige o primeiro segmento, com base nos fatos no caso de M Valdemar, estrelado por Adrienne Barbeau em um conto sobre velhos e espíritos malignos. A verdadeira jóia, entretanto, é O Gato Preto de Dario Argento. Ele apresenta um desempenho brilhante de Harvey Keitel como Roderick Usher, um fotógrafo da cena do crime que toma uma antipatia com o gato de estimação de sua namorada. Com alguns grandes efeitos de gore cortesia de Tom Savini, Kim Hunter e Martin Balsam entre o elenco de apoio, e alguns acenos satisfatórios a outros contos de Poe, é uma grande obra moderna em um fio de terror clássico.

TRAILER:






A Cat In The Brain (1990)





Título Original: Un gatto nel cervello
Ano: 1990 • País: ITÁLIA
Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Lucio Fulci, Giovanni Simonelli, Antonio Tentori
Produção: Antonio Lucidi, Luigi Nannerini
Elenco: Lucio Fulci, David L. Thompson, Malisa Longo, Shilett Angel, Jeoffrey Kennedy, Paola Cozzo, Brett Halsey, Ria De Simone, Sacha Darwin

Se você estiver familiarizado com o trabalho de terror clássico de horror italiano maestro Lucio Fulci, você vai saber o que esperar de Um Gato no Cérebro, um de seus últimos filmes. Anos antes de um novo tipo de horror chegar à América com filmes como Novo Pesadelo e Pânico (com exceção de "Delírios de um Anormal"), Fulci veio com seu próprio: Aqui, ele desempenha um diretor de cinema conduzido pelo envelhecimento louco por seu próprio trabalho, que aparece para fora de sua memória na forma de clipes do seu catálogo de filmes. Surreal, cru - que já foi proibido no Reino Unido - e fincando algum humor distorcido, Um Gato no Cérebro não é o melhor filme da longa carreira de Fulci, mas é, no entanto, um auto-exame divertido do legado encardido do diretor.

TRAILER:







Alucinações do Passado /Jacob's Ladder (1990)



1990 / EUA / 113 min / Direção: Adrian Lyne / Roteiro: Burce Joel Rubin / Produção: Alan Marshall; Bruce Joel Rubin (Produtor Associado); Mario Kassar, Andrew Wajna (Produtores Executivos) / Elenco: Tim Robbins, Elizabeth Peña, Danny Aiello, Matt Craven, Jason Alexander, Macauly Culkin



Este filme de terror psicológico perturbador de Adrian Lyne encontrou uma nova vida em VHS. Tim Robbins estreia como um veterano do Vietnã atormentado por alucinações, que parecem tornar-se mais provocativamente regulares quanto mais ele tenta escapar deles. O que torna  Jacob's Ladder tão poderoso é a maneira que Lyne consegue apresentar o mundo a partir de seu protagonista traumatizado, perspectiva assombrada - há momentos neste filme que, uma vez visto, são difíceis de não abalar. Mesmo em seus momentos mais calmos, Jacob's Ladder atravessa com uma atmosfera sinistra, opressiva que paira como uma névoa.



TRAILER:






Raça das Trevas/ 

Nightbreed (1990)







FICHA TÉCNICA
Direção: Clive Baker
Gênero: Terror
Origem: EUA
Idioma: Inglês
Elenco:

  • Anne Bobby Lory
  • Bob Sessions Pettine
  • Catherine Chevalier (I) Rachel
  • Charles Haid Capt.Eigerman
  • Craig Sheffer Aaron Boone
  • David Cronenberg Dr.Philip Decker
  • Doug Bradley Lylesberg
  • Hugh Quarshie Detective Joyce
  • Hugh Ross Narcisse
  • Malcolm Smith Ashberry
O filme de terror dos sonhos de Clive Barker foi prejudicado por um estúdio de intrometidos, mas mesmo assim, Nightbreed estava cheio de momentos cativantes. David Cronenberg é, inesquecivelmente, o psiquiatra mais louco do que o seu paciente, Boone (Craig Sheffer). Há também uma cidade subterrânea chamada Midiã, povoada por todos os tipos de seres exóticos. É uma fantasia adulta e selvagem, cheio de criaturas criativas, sangue abundante e âmbito épico.

TRAILER:







O Poço e o Pêndulo


The Pit And The Pendulum (1991)






Título no BrasilO Poço e o Pêndulo / A Mansão do Terror
Título OriginalThe Pit and the Pendulum
Ano Lançamento
GêneroTerror
País de OrigemEUA
Duração97 minutos
Direção

Elenco




... Torquemada
... Gomez
... Dr. Huesos
... Mendoza
... Contessa D'Alba Molina
... Contessa's Son
... Executioner
... Francisco
... Don Carlos
... Maria
... Antonio
... Butcher



Só o fato dela contar com alguém como o nosso querido Stuart Gordon no comando de algumas de suas pérolas já era algo notável. Essa segunda adaptação cinematográfica do famoso conto de Edgar Allan Poe pode facilmente ser considerado como um dos melhores títulos da produtora Full Moon. Ela conta com um roteiro escrito por Dennis Paoli, que escreveu alguns dos filmes mais memoráveis de Gordon, como RE-ANIMATOR, DO ALÉM, O CASTELO MALDITO e DAGON.

O POÇO E O PÊNDULO se passa na Espanha durante a Inquisição e fala sobre um feliz casal de padeiros vivido por Jonathan Fuller (mais lembrado por ser a criatura de O CASTELO MALDITO) e Rona de Ricci. Mas a felicidade deles dura menos de 15 minutos de filme, pois ambos acabam sendo aprisionados pelo cruel e temido inquisidor Torquemada (Lance Henriksen, brilhante) que se apaixona pela moça e por isso pensa ter sido tentado pelo demônio. A maneira como ele comanda com raiva de alguém para "Ide e torturar alguns hereges" é um dos melhores momentos do filme. Algo que Gordon sabe usar muito bem, sendo ele uma fábrica de filme cult, tendo feitos como Re-Animator, From Beyond e Fortaleza, porém The Pit and the Pendulum pode ser um de seus filmes mais subestimados.

TRAILER:








The Devil's Daughter (1991)








Conhecido por filmes como The Sect e Demônios 4, este também é um filme excelente atmosférico de Michele Soavi, diretor de A Igreja (1989) e Dellamorte Dellamore (1994). A reformulação de idéias previamente exploradas no clássico "O Bebê de Rosemary", a filha do diabo vê uma jovem professora, Miriam (Kelly Curtis, irmã de Jamie Lee) encontrar um homem velho (o grande Herbert Lom) que quer que ela procrie, o filho de Old Nick. A partir de tal pano familiarizado, Soavi arma um horror memorável - que não é tão bom como o espetacular Dellamorte, mas ainda é um grande feito, cheio de imagens inventivas.


TRAILER:









O Filho das Trevas

The Resurrected (1992)







Produção



Direção: 
Elenco:  (Charles Dexter Ward) (John March) (Claire Ward) (Lonnie Peck) (Holly Tender) (Captain Ben Szandor) (Raymond (as Patrick Pon)) (Dr. Waite) (Station Orderly 1), (Third Orderly) (Janitor) (Lucius Fenner)


Dan O'Bannon provavelmente será lembrado pela história como o escritor de filmes como Blue Life Força Thunder, Dark Star, Total Recall, etc . Mas ele também na ocasião dirigiu o comédia de horror de 1985 The Return Of The Living Dead, e também esta adaptação de HP Lovecraft  "O Caso de Charles Dexter Ward".

John Terry (mais tarde visto como o pai de Jack Christian Shephard em Lost) estrela como um detetive particular sobre a trilha de Ward (Chris Sarandon) que brinca em ressuscitar os mortos. Pouco visto, mas realmente bem feito, este é uma das melhores - e certamente mais séria - adaptações da obra de Lovecraft. Sarandon, em particular, se transforma em uma performance de profundidade real.

TRAILER:








Tetsuo II: The Body Hammer (1992)







TítuloTetsuo II: Body Hammer (Original)
Ano produção1992
Dirigido por
Estreia
1992 ( Mundial )
Outras datas 
Duração83 minutos

Gênero

Elenco: 



  • Hideaki Tezuka Big Skinhead
  • Nobu Kanaoka Kana
  • Shinya Tsukamoto Yatsu (The Guy)
  • Sujin Kim Taniguchi's Father
  • Tomoo Asada Young Skinhead

Como de Sam Raimi Evil Dead II, The Body Hammer é um tanto um remake e continuação do filme de 1989 do diretor cult Shinya Tsukamoto, Tetsuo: The Iron Man. Estranho e delirantemente violento, The Body Hammer vê um homem mal assalariado que se transformou em uma monstruosidade de metal pesadão, e que luta contra um exército subterrâneo de construtores de corpo carecas. Como um filme da Marvel filtrada pela mente de David Lynch, The Body Hammer é uma viagem alucinante e selvagem.


TRAILER:








Trauma (1993)



Título Original: Trauma
Ano: 1993 • País: ITÁLIA, EUA
Direção: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento, T.E.D. Klein, Giovanni Romoli, Franco Ferrini
Produção: Dario Argento
Elenco: Christopher Rydell, Asia Argento, Piper Laurie, Frederic Forrest, Laura Johnson, Dominique Serrand, James Russo, Ira Belgrade, Brad Dourif, Hope Alexander-Willis, Sharon Barr, Isabell O´Connor, Cory Garvin, Terry Perkins, Tony Saffold, Peter Moore


Dario Argento parece ter perdido o seu mojo criativo mais tarde, mas este filme de 1993  - seu primeiro longa-americano - o vê mais perto de seus momentos dos anos 70 e 80. Asia Argento estrela como uma jovem mulher que cruza o caminho de um misterioso assassino que está na posse de um dispositivo inquietante que faz de garrottes suas vítimas com o pressionar de um botão. O ritmo se arrasta em alguns momentos, mas a presença de Piper Laurie e Brad Dourif (que foi aparentemente onipresente na década de 90) anima as coisas, e Argento ataca com suas cenas de sangue e caos com evidente prazer. Uma cena ainda apresenta uma cabeça decapitada caindo em um poço do elevador, gritando.

TRAILER:






Dellamorte Dellamore (1994)


Cemetery Man








Genre:HorrorScience Fiction & FantasyComedy
Directed By:Michele Soavi
In Theaters:
On DVD:Jun 13, 2006
Runtime:

CAST






as Francesco Dellamorte








as Marshall Straniero


as Doctor


Este horror comédia italiano, às vezes conhecido como Cemetery Man, apareceu nessa lista e com razão: é um filme verdadeiramente maravilhoso. Rupert Everett, talvez em seu melhor papel no cinema, interpretando Francesco, um zelador do cemitério em uma sonolenta cidade italiana. Deveria ser um trabalho simples, exceto por um pequeno detalhe: os mortos têm o hábito de voltar à vida. Gradualmente, Francesco e seu assistente Naghi (François Hadji-Lázaro) perdem o controle sobre a suas sanidades, assim que os antigos começam a provocar o caos em torno da cidade e Naghi se apaixona por uma cabeça decepada. Acredite ou não, é ainda mais bizarro Dellamorte Dellamore do que a breve descrição implica, e o resultado é um dos mais engraçados filmes de terror imprevisíveis de toda a década.

TRAILER:









Kolobos (1999)


Kolobos - Pesadelos Tornam-se Realidade

 





TítuloKolobos (Original)
Ano produção1999
Dirigido por 


Duração84 minutos
Classificação
Gênero
Países de OrigemEstados Unidos da América





Elenco de Kolobos


  • Amy Weber Kyra
  • David Todd Ocvirk Colega de quarto
  • Donny Terranova Dom
  • Ilia Volok Sem Rosto
  • Ivan Battee Detetive Byers



Três anos antes do horror Britânico My Little Eye ou o Halloween: Resurrection, veio este (direto-para-video) filme de terror que também teve um tema-TV realidade.

Kolobos mostra um punhado de pessoas que concordam em passar três meses trancados em uma casa juntos enquanto uma rede de câmeras monitora todos os seus movimentos. Eles logo descobrem que o que eles se inscreveram na verdade é essencialmente um Big Brother com muitas armadilhas e uma entidade assustadora de um pesadelo de alguém. Indiferentemente agiu, mas bastante inteligente, e até mesmo bem-feito, considerando suas raízes humildes, Kolobos oferece entretenimento decente para uma noite. Há mortes criativas, figuras assustadoras rondando corredores e todo edifício a uma conclusão satisfatória. Nós iriamos felizmente vê-lo novamente em Halloween: Ressurreição de qualquer forma.



TRAILER:





FONTE: adorofilmesdeterror.blogspot.com.br




Um comentário:

  1. Adoro essa linha do Argento no final dos anos 80 e começo dos 90.

    ResponderExcluir