psicose

psicose

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Serial Killers e Psicopatas: Como nascem os Monstros- parte 2

Serial Killers e Psicopatas: Como nascem os Monstros- parte2


 PSICOPATA, SOCIOPATA E SERIAL KILLER

Sociopatia e psicopatia são termos usados na psicologia e criminologia, para referir a dois grupos distintos de pessoas com traços de personalidade anti-social. Significativamente, essas condições não são classificadas como doenças mentais e não são termos oficiais de diagnóstico. Na quarta edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), tanto sociopatia quanto psicopatia são listados sob o título de Transtorno de Personalidade Anti-Social (TPAS), ou seja, ambos são tratados como transtornos equivalentes.
Sociopatia e psicopatia compartilham de muitos traços, e isso causa muita confusão para diferenciá-los na psicologia e criminologia. Comportamentos comuns aos dois transtornos incluem:
  • Desrespeito pelas leis e costumes sociais;
  • Desrespeito pelos direitos dos outros;
  • Incapacidade de sentir remorso ou culpa;
  • Tendência a exibir comportamento violento e explosões emocionais.
Embora não haja consenso entre os profissionais sobre o que exatamente diferencia sociopatas de psicopatas (entre aqueles que acreditam que cada um é um transtorno separado), há uma lista de diferenças significativas.

Sociopatas

  • Sociopatas tendem a ficarem nervosos e agitados facilmente;
  • Eles são suscetíveis a serem mau educados e vivem à margem da sociedade, incapazes de manter um emprego estável ou ficar em um lugar;
  • Usualmente possuem histórico de delinquência juvenil e problemas de comportamento;
  • Alguns formam alianças com um indivíduo ou grupo, embora, em geral, eles não tenham consideração pela sociedade;
  • Aos olhos dos outros, os sociopatas parecem claramente pessoas perturbadas;
  • Crimes cometidos por sociopatas tendem a serem desorganizados e espontâneos.
A maioria dos serial killers da história eram sociopatas. Entretanto, nesses casos, a sociopatia sempre está ligada com outra doença mental, na maioria das vezes, esquizofrenia.

 

Psicopatas

Ao contrário dos sociopatas, os psicopatas muitas vezes, tem personalidades encantadoras e atraentes. Eles são manipuladores e podem facilmente ganhar a confiança de qualquer pessoa. Aprendem a imitar emoções, apesar de sua incapacidade para realmente senti-los, o que faz com que, aos olhos de outras pessoas, pareçam inocentes e normais. Psicopatas são (frequentemente) educados e possuem empregos estáveis. Alguns são tão bons em manipular, que formam famílias e relacionamentos de longo prazo com outras pessoas, sem que elas suspeitem de absolutamente nada.
Ao cometer crimes, psicopatas planejam cuidadosamente cada detalhe. Muitas vezes eles tem até um plano B, para se algo der errado.

A palavra "psicopata" designa, a rigor, um indivíduo clinicamente perverso, com personalidade psicopática. A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de carácter, isto é, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade, manipulação, egocentrismo e falta de remorsos. Apesar de ser mais frequente em indivíduos do sexo masculino, também se conhecem casos de mulheres afetadas, embora não possuam características tão específicas como as dos homens. E aliás, 90% dos serial killers são psicopatas!




Por vezes, a psicopatia é também denominada de sociopatia; cientificamente, a doença é classificada como sendo um transtorno de personalidade anti-social. Mas esse assunto fica para uma outra ocasião, hoje vamos falar sobre "Psicopatia Infantil":

O Caso de James Bulger


Foi um crime que chocou o mundo e deixou a sociedade se perguntando como duas crianças poderiam assassinar brutalmente uma outra.


Como vimos na postagem anterior, a parte-1: O Caso de Beth Thomas , é um caso isolado de psicopatia infantil, Beth se recuperou e vive bem hoje em dia. Hoje vamos mergulhar em um dos casos mais chocantes de psicopatia infantil, o caso do pequeno James assassinado por dois garotos. 
 
Jon Venables e Robert Thompson sequestraram e torturaram James Bulger 3 anos. Naquele dia, os dois garotos passaram a manhã vagabundeando e roubando doces de um shopping em Bootle, periferia de Liverpool.
Após o almoço, imagens de câmeras de segurança capturaram Venables e Thompson observando e seguindo outras crianças pequenas. O pequenino James, que por um instante se desgrudou de sua mãe enquanto ela entrava em um açougue, se tornou a vítima.
O garotinho pegou na mão de Venables e andou com a dupla para fora do shopping, acreditando que aqueles meninos deviam ser amiguinhos.
Durante a caminhada de pouco menos de quatro quilômetros, o confuso James foi espancado com uma barra de metal por seus algozes. O horrível ataque, que durou 45 minutos e incluiu violação sexual, terminou com a criança partida ao meio após ser atropelada por um trem.
Venables e Tompson foram detidos logo depois após uma massiva investigação. Vestígios de tinta azul foram encontradas nas roupas dos acusados, a mesma usada por eles para cegar Bulger.
Levados a julgamento, a dupla foi considerada culpada de assassinato, fazendo deles os assassinos mais jovens do século 20 a serem condenados por um júri.
De acordo com Blake Morrison, que estudou o caso no livro “As If”, o assassinato e os eventos subsequentes “envergonharam a Inglaterra aos olhos do mundo – não devido ao assassinato em si, mas por causa do circo midiático, do processo judicial, da inabilidade dos garotos em instruir seus advogados e a oposição pública à possibilidade de que eles fossem reabilitados.”
 IMAGENS DE CAMERA DE SEGURANÇA FLAGRAM JON VENABLES LEVANDO O PEQUENO JAMES BULGER PARA A MORTE. À FRENTE CAMINHA ROBERT THOMPSON.

Vinte e três anos depois, o caso continua fresco não só na memória dos ingleses mas também do mundo.

Ralph Bulger, pai de James Bulger, ao lado do túmulo de seu filho. A morte acabou com o casamento de Ralph e Denise, mãe de James.

Venables e Thompson ficaram detidos por oito anos e foram soltos em 2001, com novas identidades. Em 2010, Venables voltou para a prisão após ser pego com pornografia infantil em seu computador, saindo em liberdade novamente em meados de 2014. No ano de 2015, a imprensa britânica noticiou que Venables criou um perfil numa rede social e a estava usando para arrumar uma namorada. Devido as leis britânicas, o novo nome de Venables e o nome da rede social não puderam ser revelados.

(2015), Denise Fergus, mãe de James, postou mensagens no Twitter e Facebook lembrando do aniversário de 22 anos da morte de seu filho.
Clique para ver a página no Facebook:
Please share this heart felt message from Denise.....
        "Never thought that this time 22 yrs ago I would be hugging and kissing good night to my baby for the last time, Miss him so much"
“Nunca pensei que a esta hora 22 anos atrás eu estaria abraçando e beijando meu bebê pela última vez, sinto muita falta dele. #James”


Se estivesse vivo, James Bulger teria hoje 25 anos.





 
 Veja também o caso de Beth Tomas, clique aqui:http://terrorpsicose.blogspot.com.br/2014/01/serial-killers-e-psicopatas-como-nascem.html




“Não é fácil a sociedade aceitar a maldade infantil, mas ela existe … essas crianças (psicopatas) não têm empatia, isto é, não se importam com os sentimentos dos outros e não apresentam sofrimento psíquico pelo que fazem. Manipulam, mentem e podem até matar sem culpa.”




FONTE:
http://oaprendizverde.com.br/2015/02/12/22-anos-da-morte-de-james-bulger/

3 comentários:

  1. Olá, no meu blog na lateral direita tem um código para banner de parceria, vamos trocar parceria?

    http://minhavisaodocinema.blogspot.com.br/

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vamos sim. Considere-se meu parceiro!

      Att.,
      Roberto

      Excluir
  2. A Última Premonição - Crítica SEM SPOILER
    https://www.youtube.com/watch?v=eARi0nwomks
    ASSISTAM A CRITICA AI GALERA E VEJAM O QUE ACHEI DO FILME QUE SO VAI SER LANÇADO DIA 14 DE JULHO . EU ACOMPANHEI A PRE ENTREIA E TRAGO A CRITICA PRA VCS

    ResponderExcluir